BRBCARD Institucional

A BRBCARD é uma sociedade integrante do conglomerado Banco de Brasília (BRB), constituída em 23 de julho de 1997 com o objetivo de comercializar e administrar o portfólio de produtos e serviços dos cartões do BRB.

Institucional

A BRBCARD é uma sociedade integrante do conglomerado Banco de Brasília (BRB), constituída em 23 de julho de 1997 com o objetivo de comercializar e administrar o portfólio de produtos e serviços dos cartões do BRB.

Trata-se de uma Companhia genuinamente brasiliense, que valoriza sua regionalidade e está sempre atenta às necessidades de seus clientes e do mercado de meios de pagamentos, atuando com um portfólio diversificado de produtos que inclui cartões de crédito, de débito, múltiplos e pré-pagos. Importante destacar que o cartão de débito faz parte do nosso portfólio, entretanto, é administrado pelo próprio BRB.

Com foco principal de atuação na região do Centro-Oeste, notadamente no Distrito Federal, a BRBCARD atua com a plataforma de distribuição do seu controlador BRB para atender a esse mercado de consumo que, além das agências e correspondentes, possui importantes canais de atendimento, tais como: as Redes Cirrus e Plus, o Banco 24 horas e a rede compartilhada com o Banco do Brasil S/A.

Missão

Conectar as pessoas aos seus desejos e necessidades por meio de soluções de pagamento.

Visão

Ser o melhor agente integrador de soluções de pagamento, proporcionando uma experiência exclusiva aos nossos clientes.

Valores

- Valorizamos nossos clientes Todo o negócio existe para o cliente. Queremos nos conectar com nossos clientes, seus sonhos, desejos e suas necessidades.

- Somos comprometidos com o resultado Somos movidos por desafios e queremos alçar vôos mais altos, servindo nossos clientes e colaboradores de maneira sustentável e performática.

- Não negociamos nossos valores Ética e Integridade são essenciais para nós.

- Nos importamos com nosso negócio e temos uma atitude de dono Entendemos que para atingir nossos objetivos as ambições pessoais não devem ser colocadas acima dos objetivos da empresa.

- A gente valoriza gente Valorizamos as pessoas. Entendemos que nossos colaboradores e clientes são nossos grandes pilares. Gente boa é gente feliz, engajada e motivada.

- Valorizamos a transparência Prezamos por transparência em nossos processos, estando em conformidade e, acima de tudo, sendo transparentes com os nossos clientes acerca do que podemos oferecer

- Ética

A gestão da ética na BRBCARD é pautada por um conjunto de ações criadas para nortear a conduta dos empregados a fim de propiciar o cumprimento da missão e visão da Companhia em conformidade com os princípios morais estabelecidos. Essas ações procuram conscientizar os empregados sobre a postura ética esperada.

- Código de Conduta e Integridade e Código de Ética

A BRBCARD procura, por meio do seu Código de Conduta e Integridade e Código de Ética, orientar as ações dos empregados, estabelecendo diretrizes a serem adotadas de forma a manter suas atividades dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade e por esta Companhia.

Código de Ética

Código de Conduta e Integridade

A empresa disponibiliza aos seus colaboradores, parceiros e terceiros canal de denúncia para relatar situações que violam o Código de Conduta e Integridade e as legislações em vigor.

O canal é fornecido pela empresa Contato Seguro, empresa independente e especializada. Os relatos podem ser feitos de forma anônima ou identificada.

0800 601 8687

www.contatoseguro.com.br

Governança corporativa

A BRBCARD opta pelas boas práticas de governança corporativa, adotando como principais diretrizes a transparência, a prestação de contas, a honestidade e a responsabilidade corporativa, proporcionando aos acionistas a gestão estratégica e o monitoramento da direção executiva e de seus processos internos.

Estatuto Social

Organograma

Política de Divulgação de Atos e Fatos Relevantes

Política para Transações com Partes Relacionadas

Órgãos Estatutários

Diretoria BRBCARD

Márcio Vieira Recalde: Presidente e Diretor de Pessoas, Administração, Tecnologia e Finanças - Dipat 

Hugo de Moraes Pinto: Diretor de Controladoria, Controles e Segurança - Dicco 

Maria do Socorro Gusmão da Silva:  Diretora de Negócios, Operações, Produtos e Cobrança - Dinop

Flávio Ferreira dos Santos:   Diretor de Pessoas, Administração, Tecnologia e Finanças - Dipat


Conselho de Administração

Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa: Presidente 

Fabiano Pereira Côrtes: Conselheiro

Laécio Barros Júnior: Conselheiro

Dario Oswaldo Garcia Junior: Conselheiro

Paulo Antônio de Carvalho: Conselheiro  

Conselho Fiscal

João Antônio Fleury Teixeira: Presidente

Carlos César Borges: Conselheiro

Juliana Monici Souza Pinheiro: Conselheiro 

Antônio Carlos Alves Barros: Conselheiro

Flavio Eduardo Arakari: Conselheiro 

Ética

A gestão da ética na BRBCARD é pautada por um conjunto de ações criadas para nortear a conduta dos empregados a fim de propiciar o cumprimento da missão e visão da companhia em conformidade com os princípios morais estabelecidos. Essas ações procuram conscientizar os empregados sobre a postura ética esperada.

Código de conduta ética

A BRBCARD procura, por meio do seu Código de conduta ética, orientar as ações dos empregados, estabelecendo diretrizes a serem adotadas de forma a manter suas atividades dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade e por esta companhia.

Controles internos

Visão geral sobre os controles internos

Os controles internos referem-se aos processos e às práticas pelas quais as organizações procuram assegurar que todas as ações planejadas e aprovadas são executadas adequadamente, visando a salvaguarda dos ativos, a exatidão e confiabilidade das informações gerenciais e dos registros financeiros, a promoção da eficiência operacional e a aderência às políticas da organização. Tem por finalidade contribuir para a realização dos objetivos estratégicos e a perenidade da companhia.

Controles internos na BRBCARD

O sistema de controles internos da BRBCARD é composto pelo conjunto de normas (Estatuto Social, Plano Básico Organizacional, Código de Conduta Ética, Regimento dos Órgãos Estatutários, Comitês Técnicos, Políticas, Planos, Manuais e Procedimentos), ações e estruturas administrativas que visam auxiliar a companhia a atingir seus objetivos estratégicos.

A responsabilidade pela condução das atividades relacionadas com os controles internos encontra-se definida e aprovada pela administração da BRBCARD, sendo que as respectivas disposições estão acessíveis a todos os empregados, por meio de normas e procedimentos internos.

Alta administração

O envolvimento da alta administração com as questões de controle interno e gestão de riscos ocorre por meio de deliberações dos seus órgãos de administração, definidos estatutariamente como Conselho de Administração e Diretoria Executiva.

Gestão de riscos

A BRBCARD possui unidade específica com a missão de desenvolver atividades para identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos de crédito, liquidez e operacional compatível com a natureza e complexidade dos produtos, serviços, processos e sistemas da instituição.

Para assessorar a Diretoria da Companhia, foi instituído o Comitê de Gestão de riscos, conformidade e controles internos, que tem por objetivo zelar e fazer cumprir as estratégias para gestão dos riscos de crédito, liquidez e operacional, controles internos e de conformidade, bem como prestar apoio à gestão dos negócios por meio da avaliação e do monitoramento dos riscos e dos controles.

As políticas de gerenciamento de riscos revelam que a estrutura de gerenciamento de riscos é compatível com a natureza das atividades da companhia, com a complexidade dos produtos e serviços oferecidos e guardam proporcionalidade com a dimensão das exposições aos riscos.

Risco de crédito

As diretrizes para o desenvolvimento das atividades de gestão de risco de crédito estão descritas na Política de gerenciamento de risco de crédito vigente da BRBCARD, na qual estão estabelecidas as ferramentas utilizadas para o gerenciamento de risco de crédito da companhia.

A política prevê o alinhamento e a integração dos riscos de crédito assumidos pela BRBCARD às necessidades regulatórias de capital do Conglomerado Prudencial BRB, de forma a preservar sua solidez financeira.

As ferramentas de gerenciamento de risco de crédito permitem à BRBCARD produzir, divulgar internamente ao controlador, periodicamente, os indicadores de risco de crédito relativos à carteira ativa de contas de cartão.

Risco de liquidez

No intuito de honrar eficientemente suas obrigações financeiras e proteger seu patrimônio, a BRBCARD adota medidas consistentes no gerenciamento do seu risco de liquidez.

Por intermédio da análise do seu fluxo de caixa diário e do monitoramento dos indicadores a BRBCARD gerencia a exposição ao risco de liquidez.

A política de investimentos permite atuar, de forma conservadora, na aplicação dos recursos financeiros, de modo à sempre manter ativos líquidos em montantes suficientes para cumprimento de suas obrigações.

Risco operacional

O processo de gerenciamento de risco operacional tem por objetivo identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos operacionais relacionados às atividades e aos negócios da BRBCARD, a fim de proteger o patrimônio, minimizando as perdas decorrentes dos eventos de riscos determinados pela Resolução Bacen nº 3.681/2013.

O gerenciamento adequado do risco operacional está diretamente relacionado ao conhecimento dos processos existentes na companhia. Para tanto, a gestão do risco na BRBCARD é baseada no mapeamento de processos para identificação e avaliação dos riscos operacionais.

Relatório de Indicadores Chave de Risco e Perdas Operacionais

Sustentabilidade

A transparência em relação à sustentabilidade das atividades organizacionais é do interesse de diferentes públicos da companhia, incluindo o mercado, empregados, organizações não governamentais, clientes entre outros.

Relatório Anual de Sustentabilidade do BRB